Pular para o conteúdo principal

"Barítono", pré-venda


Das ruas de Osasco para os palcos do underground paulistano (e brasileiro) e, agora, para as páginas de um livro: a trajetória de Rodrigo Carneiro está entrelaçada com a cena alternativa nacional desde os anos 1990, como frontman da banda Mickey Junkies, mas também atuando como jornalista e, obviamente, aprimorando seus experimentos poéticos por meio de performances de spoken word.

Barítono, o seu livro de estreia lançado pela editora Terreno Estranho, reúne em 80 páginas um recorte significativo da sua produção. Nesse volume, Carneiro nos presenteia com versos repletos de referências ao punk, à literatura beat e à cultura pop, mas que também tratam de sexo, sentimentos e fragmentos do cotidiano.

O prefácio da obra é assinado pelo escritor Xico Sá, parceiro de boêmia e também de poesia nos Trovadores do Miocárdio, que resume em uma sentença o impacto e o estilo da escrita de Rodrigo: “Que bonito, velho”. Barítono também conta com as ilustrações do gaúcho Diego Gerlach (Vibe Tronxa Comix).

... A pré-venda está no ar:
Travessa
Cultura
Locomotiva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu