Pular para o conteúdo principal

Eu e Itamar


Há algumas semanas o meu amigo Jair Marcos postou o link da música “Fico louco”, de Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia. A postagem gerou uma série de likes e comentários. Afinal, trata-se de mais uma das belezas cometidas pelo saudoso artista de Tietê (SP). Lá pelas tantas, Marcos escreveu – marcando-me: “Querido Carneiro, você me lembra muito ele, e vice-versa. Há, inclusive, uma boa semelhança no timbre de voz. Abraços, man!”. Agradeci a lisonja – ah, a bondade descabida dos amigos –, apertei a opção “amei” e respondi: “Um dos meus heróis desde sempre. Estivemos juntos em três ocasiões bem especiais. Aquele abraço, querido”. Diante da resposta, o eterno guitarrista do Fellini quis saber mais: “Rodrigo, chegaram a tocar e se apresentar juntos?”

Não chegamos a tocar juntos – o que seria algo, na falta de melhor definição, surreal. As tais três vezes foram cousas outras. Sempre tangenciado a música, claro. Mas cousas outras. Vejamos a primeira: fui apresentado a ele no escritório da extinta gravadora Paradoxx Music, onde ambos tivemos o desprazer de lançar discos - à época, o dele era “Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Pra Sempre Agora” (1996); o meu, “Stoned” (1995), o primeiro dos Mickey Junkies. Eu tinha uma reunião marcada lá. Itamar estava contrariado com alguma trapalhada e aparecera de surpresa. Ao chegar, um pouco antes do horário combinado, a secretária informou que me atenderiam em meia hora, 40 minutos. Quando a porta da sala de reuniões finalmente foi aberta, o burocrata-mor disse a Itamar: "Esse é o Carneiro. Lançamos o disco da banda dele, chama isso, toca aquilo etc." Ele apertou forte a minha mão, olhou bem no fundo dos meus olhos e disparou: "Esses caras vão te enganar, Carneiro. Cuidado!". E o burocrata: "Que isso, Ita? (rindo amarelo). Vai assustar o garoto". Ao que ele respondeu: "Não tem piada alguma aqui. Tá rindo do quê? Fique alerta com eles, ô, garoto". Maravilhado - e ainda mais ressabiado -, alerta fiquei.

O segundo encontro foi num jantar diminuto na casa do Cazé Pecini, provavelmente em 1998. Convidado por Pecini num dos corredores da MTV Brasil, ele aceitou a proposta muito pelo fato das filhas, Anelis e Serena, gostarem da programação apresentada pelo VJ na emissora. Recordo perfeitamente da ligação telefônica de um exultante comunicador narrando-me a conversa que tiveram. “O Itamar Assumpção vai na minha casa, Carneirito! Tem ideia do que significa isso?”, comemorava.

Chegada a data, um sábado, Itamar apareceu com as herdeiras. Apesar da nossa extrema reverência, mantivemos a linha e não ficamos aporrinhando o mestre com tietagens baratas. O que foi ótimo, pois ele realmente divertiu-se conosco. Tendo um narguilé como testemunha, conversamos bastante naquela noite. Além de tudo, o cara era um esplêndido contador de histórias.

A terceira ocasião foi num show do Jards Macalé no auditório do Itaú Cultural, na Avenida Paulista. Itamar, na primeira fila, já se submetia ao tratamento contra o câncer no intestino que o mataria naquele fatídico ano de 2003. Estava, obviamente, um tanto abatido. A audiência pedia o tempo todo que ele subisse ao palco; Macalé, na elegância, também acenou com a possibilidade. O mestre, no entanto, não atendeu aos pedidos. Mas no final da apresentação do amigo carioca, levantou, dirigiu-se à porta de saída e mandou, a capella, com aquela voz de trovoada acalentadora que ele tinha, os versos iniciais de "Diz que fui por aí", do Zé Kéti. “Se alguém perguntar por mim/ Diz que fui por aí/ Levando o violão embaixo do braço/ Em qualquer esquina eu paro/ Qualquer botequim eu entro/ Se houver motivo/ É mais um samba que eu faço/ Se quiserem saber se volto/ Diga que sim/ Mas só depois que a saudade se afastar de mim”. Deixou pra trás uma plateia que urrava, chorava e aplaudia. Foi a última aparição do Itamar presenciada por mim. Cousas outras, disse acima. Virginiano como eu, neste dia 13, ele faria 68 anos. Viva. Foto: Vania Toledo

(Postei na minha Linha do Tempo faceboqueana no dia 13 de setembro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu